quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ágora 2009 Encontro Ibérico

A Junta da Extremadura iniciou no ano 2000 um novo projecto de cooperação com Portugal denominado Ágora, o debate peninsular. Tratava-se de mais uma acção de uma rede de contactos e tarefas elaboradas ao longo dos anos noventa e que fez da Extremadura uma
referência fundamental nas actuais relações entre o nosso país e o nosso vizinho luso.

Concebido por Ignacio Sánchez Amor, responsável pelas relações exteriores do Governo Regional, oferecia anualmente uma plataforma para um melhor conhecimento de Portugal e dos seus pontos de vista nos assuntos de interesse para ambas as sociedades, uma ponte para uma melhor compreensão da perspectiva lusa numa Espanha distraída demais dessa realidade e num espaço para contraste de pareceres sobre realidades comuns ou similares.

O objectivo era converter a Extremadura num cenário privilegiado do cada vez mais fluído contacto entre instituições e sociedades dos dois lados da fronteira, criando um espaço e um referente de diálogo em liberdade sem os impedimentos das exigências e agendas governamentais; um espaço para a reflexão ponderada e académica, mas também para a especulação, para a provocação, para o ensaio de novas perspectivas e enfoques que possam atingir a opinião pública; um palco decididamente peninsular e não só regional ou simplesmente fronteiriço, plenamente dedicado aos interesses respectivos dos dois países e do seu papel no mundo; um espaço intelectual para os especialistas, mas também acessível para os estudantes e o público interessado; um formato complexo que requer uma organização experimentada, mas que deixa um rasto perdurável na cidade sede e uma publicação anual, que tenta ir além das transcrições habituais. Um novo âmbito que contribua para desfazer males entendidos, desafiar estereótipos ou tópicos e superar os obstáculos psicológicos que durante tantos anos dificultaram as nossas relações.

Ágora, o debate peninsular, dirigido a partir desta edição por Ignacio Sánchez Amor e organizado pelo Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura, está cofinanciado pelo próprio governo regional, pela União Europeia e pelas Cajas de Ahorro de Badajoz y Extremadura. A estrutura de Ágora tem quatro secções: Academia, Palestra, Cena e Crónica.

Ágora Academia.- É um programa de três cursos monográficos e especializados, cada um com um ou dois dias de duração. Os cursos debruçam-se sobre questões de interesse ou actualidade para ambos países e estão dirigidos a especialistas, profissionais ou estudantes do tema em questão, mediante um sistema de inscrição formal e com a participação de conferencistas de prestígio, espanhóis e portugueses. A coordenação de cada curso está atribuída a dois especialistas nas matérias, um espanhol e o outro português, que seleccionam os oradores e, eventualmente, os participantes.

Ágora Palestra.- ÁGORA Palestra.- É uma conferência, debate ou mesa redonda, aberta ao público em geral, sobre algum tema de especial actualidade e repercussão ou que tenha gerado uma particular polémica no âmbito das relações entre Espanha e Portugal.

Ágora Cena.- É um conjunto de actividades culturais, artísticas, recreativas ou de lazer que se
celebram paralelamente aos cursos em espaços públicos da cidade sede (representações dramáticas, exposições, actuações musicais, etc.). Estas actividades servem para expor o trabalho de criadores portugueses, cujas trajectórias ou obras exprimem esse mundo de relações
ou transmitem uma visão da outra realidade social e cultural. As actividades completam-se com mostras de gastronomia portuguesa nos restaurantes locais e espaços para o livro e a literatura portuguesa nas livrarias da cidade sede.

Ágora Crónica.- Cada ano edita-se uma crónica, na qual especialistas nos temas abordados resumem de forma amena e criativa o conteúdo dos cursos e outras secções do Ágora, reflectindo o ambiente vivido durante a celebração dos encontros. Com o passo do tempo as Crónicas são uma série indispensável para medir a temperatura das relações peninsulares da última década e formam o legado de Ágora, indispensável para todas as pessoas interessadas nos temas tratados.

Sem comentários:

Enviar um comentário